Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2018

SUPREMO GRANDE CAPÍTULO DOS MAÇONS DO ARCO REAL DO BRASIL

Podemos afirmar que durante muitos anos, o Arco Real foi praticado como suplemento do terceiro grau. 

Das dezessete as Ordens praticadas e reconhecidas na Inglaterra e os membros do Grande Priorado das Ordens Unidas - Religiosas, Militares e Maçônicas - do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta do Brasil, vamos falar agora, sobre o Supremo Grade Capítulo dos Maçons do Arco Real do Brasil, do nosso Grande Oriente do Brasil.

Irmão Ernesto Lecey com o traje de maçom do Arco Real

Era considerado pela Grande Loja dos Antigos como um quarto grau. Mas os “Modernos” (primeira Grande Loja, de 1717) possuíam uma postura totalmente diferente. 

Considerado como a conclusão do sistema da Maçonaria Simbólica, é descrito por muitos historiadores como sendo, “a mais sagrada parte da Maçonaria, sendo sua raiz, coração e essência” e acabou constando do tratado de união que criou a Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1813. 

De forma ambigua, o texto da declaração preliminar do Livro das Constituições afirma que a pura e antiga Maçonaria consiste de três graus e não mais, ou seja, Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, incluindo a Suprema Ordem do Santo Arco Real.

Joia do Companheiro

No Brasil, para ser exaltado nessa Ordem, você precisa ser Mestre Maçom de uma loja regular e reconhecida pelo GOB.


Joia dos Principais

A cerimônia se desenvolve em uma época muito posterior ao término do glorioso reinado do Rei Salomão. O Templo de Jerusalém estava destruído, o reino da Judeia fora dividido e os membros de suas tribos, rendidos. 

A Babilônia caiu sob o comando de Ciro, o Grande, imperador da Pérsia e por seu humanismo, o monarca liberou os judeus do cativeiro e permitiu-lhes retornar a Jerusalém e reconstruírem o Templo.

Jogo dos Provinciais

A restauração dos genuínos segredos do Mestre Maçom é fornecida nesse grau com a contribuição de uma descoberta momentosa feita por trabalhadores e tal fato produz uma das mais interessantes e instrutivas explicações da natureza de Deus, orientando-nos a retomar o caminho do encontro com o Grande ou Supremo Arquiteto do Universo.

Nós devemos ter em mente que a Ordem é um sistema de moralidade velada em alegorias e ilustrada por símbolos e que os rituais têm por base lendas e não fatos. Por isso devemos interpretar no sentido metafísico o que realmente foi “perdido e depois encontrado”.

 Irmão Evandro Lecey portando a joia de Companheiro e 

trajando o conjunto de Maçom do Arco real.

A estrutura é a seguinte:
Primeiro Principal – Zorobabel;
Segundo Principal – Ageu;
Terceiro Principal – Josué;
Escriba Escras – Secretário;
Escriba Neemias;
Tesoureiro;
Diretor de Cerimônias;
Esmoler;
Principal Forasteiro;
Primeiro Assistente de Forasteiro;
Segundo Assistente de Forasteiro; e
Guardião.


Texto de Eduardo Lecey e pesquisa nos sites
 http://oplusultra.blogspot.com.br e https://www.google.com.br/ http://tresjanelas.blogspot.com.br/
Continua...

Um comentário: