Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2018

ANTIGA E HONROSA FRATERNIDADE DE NAUTAS DA ARCA REAL DO BRASIL - ORDENS DE APERFEIÇOAMENTO MAÇÔNICO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL


É conhecido como o grau do Amor Fraternal, é um dos mais belos e instrutivos e encontra-se sob a tutela da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca. 

Este Grau, embora trabalhe sob a égide da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca, e obrigar os candidatos a serem Mestres Maçons da Marca, não tem qualquer ligação histórica com o Grau da Marca. 

Consequentemente, para ser elevado nesse Grau é necessário ter sido avançado no Grau da Marca.

Avental de Mestre de Nauta

O Regulamento da Grande Loja de Marca sobre a “Antiga e Honrosa Fraternidade de Nautas da Arca Real” é simplesmente um capricho do destino. Ergue-se completamente sozinho e totalmente alheio a qualquer outro grau na Maçonaria.


Colar de Mestre de Nauta

A história do Grau é um assunto obscuro e difícil e o número de fatos históricos que surgiram ao longo dos anos foram realmente pequenos. Como resultado, a origem precisa do grau é desconhecida.

Medalha de Mestre de Nauta

O grau é de cerca de duzentos anos e, como seu nome sugere, tem um sabor náutico, tendo a sua definição das circunstâncias que levaram ao Grande Dilúvio e as medidas tomadas por Noé para construir a Arca, através da qual a humanidade foi preservada de perecer no "Dilúvio Universal".

Mestre Instalado em Nauta Irmão Ernesto Lecey & Irmão Manoel Leite, atual Soberano Grão Mestre dos Mestres Maçons da Marca do Brasil.


Avental de Mestre Instalado de Nauta

Como o grau de Mestre Maçom da Marca, que é baseado em um fato estabelecido (ou seja, a construção do Templo de Jerusalém), assim o grau de Nautas da Arca Real também é baseado em um acontecimento real, ou seja, o Dilúvio, como registrado na Bíblia e como verificado em 1929 pelo arqueólogo Sir Leonard Woolley, que não só encontrou provas claras de que a inundação existiu, como também estabeleceu que ocorreu há cerca de 6.000 anos.



Os Mestres Instalados Irmãos Eduardo Lecey & Adilson Pascoal

A lenda de Noé, de seus filhos, da Arca e do Dilúvio foi promulga no século XVII, e continuou como catecismo em muitos dos rituais primitivos da maçonaria. 

Roseta do grau de Nauta

Por volta de 1750 houve um certo grau de Noaquita ou Cavaleiro Prussiano. No entanto, o primeiro registro autêntico do grau aparece na ata de uma reunião realizada em Bath, em 1790. Existem numerosos registros em todo o país, da cerimônia de elevação sendo realizado desde essa data.

Avental e joia de Mestre Instalado em Nauta

A Elevação nesse grau comemora a providência e misericórdia de Deus e relata a lenda do dilúvio bíblico.
 Os principais oficiais dessa Loja representam Noé e seus dois filhos, Sem e Jafé.
 A estrutura e qualificação é a que segue:
 Venerável Comandante (Noé);
Primeiro Vigilante (Jafé);
Segundo Vigilante (Sem);
Capelão;
Tesoureiro;
Escriba;
Diretor de Cerimônias;
Primeiro Diácono;
Segundo Diácono;
Esmoler;
Guarda Externo e
Guarda Interno.

                                    

Texto de Eduardo Lecey e pesquisa nos sites
 http://oplusultra.blogspot.com.br e https://www.google.com.br/ http://tresjanelas.blogspot.com.br/

Continua...

3 comentários:

  1. Leio com frequência seu blog obrigado por compartilharem conosco... Adorei a leitura sobre Nauta

    ResponderExcluir
  2. Queria uma dica de onde comprar o tapete da Loja da Nautas. Tenho procurado em sites, mas sem sucesso.

    ResponderExcluir