Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

ACÁCIA AMARELA, Luiz Gonzaga - Músicas sobre maçonaria parte 4

A música que escutamos acima é a que usamos durante o nosso tronco de beneficência foi composta por dois Irmãos que queriam homenagear a Maçonaria. Ela fala sobre a beleza que é frequentar uma loja e de ser Maçom, foi composta no ano de 1981.

O Irmão que fez o arranjo musical e boa parte da letra havia sido iniciado na Maçonaria em 03 de abril do ano de 1977, na A.’.R.’.L.’. S.’. Paranapuan de nº. 1447 na Ilha do Governador, pertencente ao G.’.O.’.B.’.R.’.J.’. que trabalha no rito moderno.

Versão Rock
Tocada em um templo no Paraná

Este Irmão foi elevado em dezembro de 1972 e exaltado no mês de dezembro de 1973 e entrou no graus filosóficos no grau 4 em 1984. Ele e seu afilhado na Maçonaria e também no meio musical, escreveram a letra desta música com a anuências de seus Irmãos da loja.

Versão acordeom 
Tocada em um templo maçônico

Este Irmão, cidadão do mundo, Brasileiro, considerado o Pernambucano do século XX, nascido em Exú, em 13 de dezembro de 1912 na fazenda Caiçara. Que aos 18 anos alistou se no exército, o então soldado nº 122, corneteiro, segue com o 2º Batalhão de Caçadores para a cidade de Souza, estado da Paraíba onde fica conhecido como o “Rei do Baião”, devido ao seu bico de aço para tocar a corneta.

Versão sax

Mais adiante ficou conhecido como o “Velho Lua”, ele é Luiz Gonzaga do Nascimento o Mano Gonzagão ou para nós os iniciados o Mestre Lua. 

O seu Irmão e parceiro que colaborou para escrever esta música é o Irmão Orlando Silveira instrumentista, músico e tocador de acordeom.


Acácia
Amarela

Compositores: Ir.’. Luiz
Gonzaga & Ir.’. Orlando Silveira

Ela é tão linda é tão bela

Aquela acácia amarela

Que a minha casa tem

Aquela casa direita

Que é tão justa e perfeita

Onde eu me sinto tão bem

Sou um feliz operário

Onde aumento de salário

Não tem luta nem discórdia

Ali o mal é submerso

E o Grande Arquiteto do Universo

É harmonia, é concórdia

É harmonia, é concórdia".


A grande maioria das Lojas praticantes do Rito Brasileiro no Rio Grande do Sul, utilizam como música de fundo para circulação do tronco de beneficência a música Acácia Amarela.

Bibliografia:

§          
Site da
loja Paranapuan

§          
Site
Wikipédia

§          
Site da
loja Obreiros de Irajá




 Texto de Eduardo Lecey



Imagens do You Tube e internet

3 comentários:

  1. Muito Bom mesmo. O Irmão Luiz Gonzaga foi iniciado no RITO MODERNO e galgou até o Grau 7 do Rito Moderno, Cavaleiro Rosa-Cruz. A música e a letra da Acácia Amarela foram uma inspiração maravilhosa.
    Fraternalmente,
    Alexandre Magno Camargo, MI

    ResponderExcluir
  2. QQ.:HH.: muy bonita canción y música. TAF

    ResponderExcluir
  3. Para quem gosta de músicas para sessões maçônicas, procure no Google Play por "escribas harmonia", onde montei vários álbuns com músicas especificas. Ou acessem direto https://play.google.com/store/apps/details?id=app.EscribasHarmonia

    ResponderExcluir